A versão padrão simplificada do Taijiquan (Tai Chi Chuan) consiste em 24 movimentos e foi criada em 1956 pela Comissão Nacional de Cultura Física e Esportes da República Popular da China, liderada pelo Professor Li Tian Ji, como parte do esforço para documentar e padronizar o treinamento de Wushu e introduzir padrões de competição, além de promover a saúde do povo, ao proporcionar uma forma mais simples e que possibilitasse a prática de pessoas de todas as idades. Por tudo isso, Li Tian Ji é conhecido como o “Pai do Taijiquan Moderno”.
Também conhecido como Forma de Pequim, Forma de 24 Passos ou Tai Chi Chuan Simplificado, a forma abreviada permite que iniciantes, jovens e idosos, se concentrem e apreciem os princípios essenciais do Tai Chi através do relaxamento e consciência da mente e do corpo como um todo, usando 24 movimentos do estilo Yang. Embora tenha sido simplificado, reduzindo a repetição de movimentos e alguns dos chutes mais difíceis, ele contém as características mais importantes e tradicionais do estilo Yang e, quando feito corretamente, a forma simplificada pode exemplificar graça, beleza e muitos fundamentos da arte. Além disso, essa forma pode ser executada por grandes grupos de pessoas organizadas em fileiras, já que a coreografia do movimento é em linhas retas.
Por essas razões, a Forma Padrão Simplificada 24 de Taijiquan se tornou bastante popular e agora é ensinada e praticada em todo o mundo.
Na Associação Sunbin, o ensino do Tai Chi Simplificado dividido em níveis, sendo:
Jibengong (基本功)- Exercícios básicos que servem como introdução aos movimentos do estilo, composto por 19 posturas importantes, tanto para os alunos iniciantes como para os avançados.
Tai Chi 8 movimentos - São 8 posturas básicas já praticadas no Jibengong, mas agora executadas em sequência, buscando ritmo, harmonia, equilíbrio, coordenação motora etc.
Tai Chi 16 movimentos - São 16 posturas que auxiliam o praticante a executar passos mais longos e entender aspectos marciais dos movimentos, além de beneficiar a saúde física e mental.
Tai Chi 24 movimentos - São 24 posturas que exigem maior concentração, memória, equilíbrio, controle respiratório, relaxamento, percepção da força motriz do corpo, além do desenvolvimento do que foi adquirido a partir das práticas citadas anteriormente, possibilitando o entendimento dos conceitos fundamentais que originaram o próprio estilo, ou seja, o Yin e Yang em constante mutação.
Tai Chi Espada 32 - Trata-se da arma ensinada no nível avançado do Tai Chi Simplificado, exigindo maior domínio dos movimentos anteriores. Para as Escolas Internas que deram origem às teorias do Tai Chi Chuan, segundo a filosofia taoista, também pertencente à medicina chinesa, o corpo é considerado o microcosmo e deve ser desenvolvido de dentro para fora, partindo do controle da energia vital (Qi), do sistema nervoso, sistema muscular e ósseo, além da compreensão mínima das funções orgânicas, para a maior segurança e benefício da prática do Tai Chi, sendo isso um dos principais motivos dessa atividade ser excelente para a manutenção e preservação da saúde.
O Tai Chi Simplificado foi concebido como arte marcial, por isso, além de uma ótima ginástica terapêutica, também é um excelente método de defesa pessoal e deve ser praticado com a orientação de especialistas para o entendimento e aperfeiçoamento dessa modalidade.
A Associação Sunbin oferece aulas de Taijichuan simplificado.
Para maiores informações, entre em contato: contato@sunbin.com.br