Taiji Quan/Tai Chi Chuan

太极拳

 

 

 

A palavra Taiji apareceu primeiro no Livro das Mutações da Dinastia Zhou. O ensaio diz: “Onde há Taiji, há paz e harmonia entre o positivo e o negativo.” Taiji significa supremacia, absoluta, extremidade e singularidade. Taiji Quan leva seu nome para a implicação de superioridade. Taiji Quan recebeu esse nome quando o mestre secular de Wushu de Shanxi, Wang Zongyue, usou a filosofia do positivo e do negativo do Livro das Mutações para explicar os princípios do boxe.

Existem diferentes opiniões sobre a origem do Taiji Quan. Alguns pensam que foi criado por Zhang Sanfeng da Dinastia Song (961-1279), enquanto outros acreditam que foi criado por Han Gongyue e Cheng Lingxi na Dinastia Liang (502-557). Outros ainda dizem que foi criado por Xu Xuanping ou Li Daozi da Dinastia Tang (618-907). No entanto, todas as proposições não podem ser provadas a partir de registros históricos autênticos. De acordo com a pesquisa do historiador de Wushu Tang Hao, o Taiji Quan foi exercido e praticado pela primeira vez entre os membros da família Chen no vale de Chenjia, localizado no condado de Wenxian na província de Henan. O primeiro coreógrafo do boxe Taiji foi Chen Wanting, que era tanto um estudioso quanto um artista marcial. Chen combinou seu conhecimento de antigos exercícios psicológicos; a filosofia positiva e negativa descrita no Livro das Mutações e na teoria médica chinesa das passagens e canais de sangue, fluxo de ar e energia dentro do corpo humano com os exercícios e práticas de Wushu. Ele absorveu os pontos fortes de várias escolas e estilos de artes marciais da Dinastia Ming, especialmente o estilo de boxe Qi Jiguang de 32 movimentos (boxe do punho longo), para formar a escola de Taiji Quan.

Após anos de disseminação, muitos estilos de Taiji Quan foram criados. Os mais populares e difundidos são os cinco estilos a seguir:

 

1 - Estilo Chen de Taiji Quan

2- Estilo Yang de Taiji Quan

3- Estilo Wu de Taiji Quan

4- Estilo Wu (Yuxiang) de Taiji Quan

5- Estilo Sun de Taiji Quan

 

Para popularizar ainda mais o Taiji Quan entre o povo após o estabelecimento da República Popular da China, um conjunto simplificado do estilo Yang de Taiji Quan foi compilado em 1956, eliminando os movimentos repetidos e difíceis. O conjunto simplificado consiste em 24 formas. Em 1979, a Comissão Estadual de Educação Física e Esportes da China absorveu os pontos mais fortes do Taiji no estilo Chen, no estilo Yang e no estilo Wu, para formar uma forma popular de Taiji Quan 48 formas.

Embora diferentes em estilo e forma, todas as rotinas de boxe de Taiji exigem que seus praticantes estejam tranquilos, calmos, relaxados, mas concentrados. No Taiji Quan, a coluna vertebral é o eixo em torno do qual o corpo se move. Forças e energia devem ser geradas da coluna e da cintura antes de alcançar os braços e as pernas. Os movimentos são executados lentamente, continuamente e suavemente, mas a dureza está implícita na suavidade. Substancialidade deve ser distinguida da insubstancialidade. Os praticantes são obrigados a respirar regularmente e suavemente. As forças e energia internas devem ser executadas por meio de movimentos e ações externas.

 

Como mencionado anteriormente, no texto sobre Wushu de nosso site, o Taiji Quan tem funções de melhoria da saúde e cura de doenças. Isso se deve em grande parte ao seu efeito na função cerebral. Praticar o Taiji permite que parte do córtex cerebral entre em uma inibição protetora de modo que o repouso parcial seja possível enquanto outras partes são excitadas. Como resultado, a função cerebral pode ser melhorada e reabilitada por meio de exercícios e práticas prolongadas e conscienciosas de Taiji Quan. Várias doenças crônicas resultantes do mau funcionamento do sistema nervoso podem, portanto, ser curadas ou melhoradas.

 

Na Associação Sunbin oferecemos aulas de Taiji Quan estilo Yang Simplificado. Para saber mais sobre o Tai Chi Chuan e nossas aulas, entre em contato!!! contato@sunbin.com.br