Sunbinquan (孙膑拳) é uma antiga e rara forma tradicional de wushu, transmitida principalmente em Qingdao – Shandong (青岛 - 山东). Sua conotação é ampla e profunda, e sua criação é atribuída a Sun Bin, estrategista militar no Período da Primavera e Outono e no Período dos Reinos Combatentes, autor do livro “Arte da Guerra de Sun Bin” (孙膑兵法).
Ele é um estilo único em prática e técnica, simples e sem adornos, compacto e estruturado, adotando um método único de combate. No passado, quando se praticava Sunbinquan, ele era sobretudo particular por se utilizar roupas com mangas compridas que cobriam as mãos e dedos. Portanto, Sunbinquan também é conhecido como Punho de Manga Longa (长袖拳). Essas mangas compridas eram usadas para esconder o punho dos inimigos. Como se diz na tradição do Sunbinquan: "Sun Bin deixou um punho de mangas compridas, trezentas e sessenta mãos conectadas, pernas de galo, cintura de dragão e punho de tromba de elefante com olhos de águia e braços de macaco.
Seu principal propagador foi Yang Mingzhai (杨明斋), também conhecido com Tindong (廷栋) ou Yang Jindong (杨金栋), que viveu entre 1882-1941. Do momento em que surgiu até os dias de hoje, no geral, sofreu modificações, porém, é comum considerar que desde Yang Mingzhai até a atualidade foi transmitido sem alterações. Yang Mingzhai conquistou o primeiro lugar na competição de artes marciais dos 17º Jogos do Norte da China. Yang Mingzhai foi diretor do Museu de Guoshu de Qingdao, no período em que ensinava Sunbiquan, quando escolhia seus discípulos para ensinar arte. Yang Mingzhai foi um artista marcial patriótico que se dedicou à luta anti-japonesa. Em julho do 30º ano da República da China (1941), ele morreu por seu país na Batalha de Luozhai, condado de Yongcheng, província de Henan.
Nosso Shigong Wei Fenggang (魏凤岗师公) foi discípulo direto de Yang Mingzhai, aprendendo Sunbinquan diretamente com este no período em que Yang Mingzhai lecionou em Qingdao, tornando-se depois um mestre muito respeitado do estilo. Wei Fenggang ensinou o estilo à nosso Shifu, seu filho Wei Changqing (魏长青), para nosso Shibo Liu Pengke (刘鹏科) e para muitos outros alunos em
Qingdao – China.
O Sunbinquan chegou ao Brasil através de nosso Shifu, Wei Changqing. Mais tarde, após a morte de Mestre Wei, o Prof. Marcos vai à Qingdao para continuar seu aprendizado diretamente com seu Shibo, Liu Pengke.