O Prof. Marcos Rogerio de Souza, ou Marcos Ma (马高斯), nasceu em 29/05/1975 na cidade de São Paulo e iniciou a pratica de Wushu/Kung fu em 1992 na Academia Eagle Sport Center, do Professor Rinaldo Mamoru Kassuga, treinando o estilo Garra de Águia do Sul.
Em 1994, devido ao fechamento da academia, procurou um outro local para treinar. O Prof. Marcos então se lembrou de uma apresentação de alunos do Mestre Wei que havia assistido anteriormente e que lhe tinha chamado muito atenção. Decidiu então treinar com Mestre Wei e procurou a Associação Tai Chi Chuan Tradicional, do Mestre Marcio Cezar de São Geraldo, onde o Mestre Wei dava aulas e iniciou o treino do estilo Changquan com Mestre Marcio, haja visto que Mestre Wei havia retornado em visita à China naquele momento. Pouco tempo depois, com o retorno de Mestre Wei, passou a treinar diretamente com este até meados de 1997, quando foi convidado por Mestre Wei para aulas restritas em sua casa, vindo a tornar-se seu discípulo.
Ao tornar-se seu discípulo direto, Mestre Wei lhe perguntou: Qual é o seu objetivo com o Wushu? De pronto, o Prof. Marcos respondeu: “Quero ser um professor!” Assim, além dos treinos, Mestrei Wei passou a lhe ensinar também a teoria do wushu, os métodos e técnicas de ensino, os cuidados com alunos e enfim, teve seu treino e aulas voltados para se tornar um professor de wushu.
De 1997 à 2004 treinou ininterruptamente, frequentando a casa de Mestre Wei todas as semanas, treinando duro e estudando muito a teoria do wushu, além de outros aspectos da cultura chinesa como a língua e a filosofia diretamente com Mestre Wei e sua família.
Em 2004, participou da fundação do Centro de Cultura Chinesa, onde foi professor de wushu – estilo Changquan, até seu fechamento em 2011, com o falecimento de Mestre Wei. Nesse período, estudou profundamente a teoria do wushu, a língua chinesa e iniciou o aprendizado do Taijiquan (taichichua) Yang Simplificado. Também participou de comerciais, filmes e palestras atuando e como assistente de Mestre Wei nas coreografias marciais.
Com a morte de Mestre Wei, decidiu, juntamente com seus irmãos de wushu, a continuar seu trabalho, divulgando a arte marcial e a cultura chinesa, fundando a Associação Sunbin de Arte Marcial e Cultura Chinesa.
Em 2012 foi pela 1ª vez a China, em uma viagem de estudo, pesquisa e muito treino, conhecendo dentre outros lugares a sede da Associação Chinesa de Wushu/Federação internacional de Wushu em Beijing.
Em 2015, retornou à China, especificamente para Qingdao – cidade de seu mestre – onde o irmão mais velho de Mestre Wei, Mestre Liu Pengke, o aceitou como aluno, ensinando-lhe o estilo Sunbinquan e o autorizando a ensiná-lo no Brasil, na Associação Sunbin.
Após seu retorno, continua a prática e ensino dos estilos changquan e sunbinquan, além da língua chinesa.
Entre em contato com Prof. Marcos: marcosma@sunbin.com.br