Changquan - 长拳

 

Changquan – 长拳 -  ou boxe chinês do punho longo é o termo geral para uma dúzia de escolas de boxe. Estas incluem Chaquan, huaquan, hongquan, Shaolinquan, Fanziquan, etc.

 

Cha Quan é caracterizado por movimentos alternados de abertura e fechamento e subidas e descidas claras. Ele enfatiza as técnicas de perna e luta com ritmos simples e claros. A coordenação dos movimentos da mente e do corpo, além da integração dos exercícios internos e externos, são os dois pontos essenciais deste estilo de boxe. Huaquan exige uma execução estrita dos movimentos, principalmente do corpo e da mente, linhas claras e um físico forte. Os exercícios de movimentação devem ser rápidos; os exercícios estáticos devem ser sólidos. Todos os movimentos devem ser conectados e contínuos. Hongquan é conhecido por movimentos simples, composição rígida, ataque e defesa próximos e igual ênfase na dureza e suavidade.

De acordo com registros históricos, na segunda metade da Dinastia Ming (1368-1644), surgiram classificações de lutas e escolas e estilos de boxe. Esta classificação tornou-se mais detalhada na Dinastia Qing. O general Qi Jiguang da Dinastia Ming e o mestre de Wushu Cheng Chongdou apontaram a diferença entre o boxe do punho longo e o boxe de curto alcance. Eles categorizaram as 32 posturas praticadas pelo primeiro Imperador Taizu da Dinastia Song (também conhecido como Zhao Taizu Changquan) como o boxe do punho longo e o boxe Mianzhang como o curto.

O boxe do punho longo ou Changquan é um novo estilo de boxe chinês desenvolvido após a fundação da República Popular da China. Ele exerceu uma enorme influência no esporte Wushu e goza de uma enorme popularidade. O estilo moderno de Changquan combina os pontos positivos dos estilos Chaquan, Huaquan e Hongquan. Ele padronizou suas formas de mão, técnicas de mão, posturas, trabalhos com os pés, técnicas de perna, equilíbrio e movimentos de salto e, com base nas regras para movimentos corporais, os teceu em diferentes rotinas, incluindo: correr, pular, saltar, esquivar, subir , cair, girar e dobrar. Todos os movimentos são flexíveis, rápidos, poderosos, totalmente estendidos na postura e claros no ritmo. Changquan é um dos eventos obrigatórios na competição e demonstração nacional de Wushu da China, bem como na competição internacional de Wushu. O Changquan conhecido no Wushu moderno refere-se ao estilo recém-composto de Changquan.

 

Changquan é complicado em composição. Seus movimentos são executados em uma ampla gama, exigindo um tremendo esforço físico e velocidade rápida. A prática constante ajuda a melhorar as funções do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular e do sistema respiratório. Também melhora a flexibilidade e elasticidade dos músculos e ligamentos e flexibilidade das articulações. Pode promover o desenvolvimento físico de crianças e jovens e auxiliar sua determinação na superação de dificuldades. É por isso que Changquan se tornou um esporte popular entre crianças e jovens.

Cada escola de boxe chinês tem suas próprias técnicas básicas e seu próprio estilo e características particulares. Os elementos de Changquan incluem composição, arranjo, movimentos básicos e movimentos difíceis. Tecnicamente falando, quando um homem ou mulher pratica Changquan, ele ou ela deve fazê-lo com a postura correta e de acordo com formas claras. O praticante deve aplicar a força suavemente, mudar os movimentos do corpo com frequência, seguir os movimentos das mãos de perto com os olhos, respirar naturalmente, concentrar a mente e realizar os exercícios com um ritmo suave; todos esses aspectos estão inter-relacionados.

 

 

A Associação Sunbin oferece aulas de Changquan - 长拳。

 

Para maiores informações, entre em contato: contato@sunbin.com.br