Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

 

Teoria do Wushu - 武术理论

 

 

Considerando os tempos antigos, é possível entender a estrutura de transmissão e ensino do Wushu como passada de geração a geração, através da criação e repetição de movimentos que envolviam tanto as práticas corporais para o fortalecimento e manutenção da saúde como de estratégias próprias para o combate e a autoproteção. Levando em conta que estas práticas sociais surgiram em períodos sem qualquer registro escrito, sendo a sua permanência inicial feita por meio oral, temos, assim, a teorização oral destas atividades se ampliando na história da China. Tomando agora um costume comum de ensino, sendo o de mestre para discípulo, dentro de regras cristalizadas pela cultura dos antigos, podemos compreender que a teoria do Wushu chinês servia de base para os objetivos mais amplos desta modalidade, sendo que cada estilo também era criado e influenciado por práticas próprias de sua região na China. Com o surgimento da escrita as teorias passaram a ser mantidas e transmitidas em conjunto com os treinamentos, tornando os livros ferramentas importantes para a consulta.

 

No período moderno, as práticas tradicionais de Wushu passaram a ser investigadas, catalogadas e registradas de forma a atender certas exigências de padronização e definição do que era tido como mais confiável e pertencente a uma concepção histórica da China. Desse modo, o estudo, desenvolvimento e divulgação de novas teorias foi fundamental para a introdução do Wushu no meio científico, ganhando tanto aspectos mais claros de atividade física como o status esportivo, dentro de regras de competição a nível nacional e internacional.

 

Assim, a teoria do Wushu é tão importante quanto a sua prática, para os que realmente desejam levar a sério uma modalidade tão antiga e que se mantém durante tantos anos dentro de suas tradições, por meio da conservação de seus registros, que buscam preservar a memória de todos os mestres que contribuíram com a sua origem e aperfeiçoamento.

 

Dessa forma, baseados em nosso longo tempo de estudo da teoria do wushu com nosso mestre Wei Chang Qing e apoiados em reconhecidos pesquisadores chineses, seus livros e pesquisas, desenvolvemos aulas de diversos aspectos da teoria do wushu destinadas a professores ou estudantes de qualquer estilo, que queiram melhorar a base teórica, tão carente no ensino do wushu no Brasil.

 

Para maiores informações, entre em contato: contato@sunbin.com.br