Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

SunBinQuan - 孙膑拳

 

 

Sunbinquan (孙膑拳) é um dos mais antigos estilos tradicionais de wushu – kung fu chinês. Sua prática ocorre principalmente na província de Shandong (山东) na China. O estilo leva o nome do grande militar e estrategista chinês SunBin (孙膑), autor do livro “A Arte da Guerra de SunBin”  a quem é atribuída a sua criação.

Sunbinquan é uma forma com características únicas. Nos registros históricos está escrito: "Sunbin deixou uma forma de mangas longas, trezentos e sessenta golpes interligados, tem pernas de galo, cintura de dragão, instinto de macaco, olhos de águia, braços de gorila e socos de tromba de elefante. Trata-se de um estilo único em prática e técnica, simples e sem adornos, compacto e estruturado. Possui ataques e defesas notáveis, desenvolvendo uma força de mola, emitindo o vigor das extremidades como chicote, técnicas em espiral que o tornam um método de combate único.

O Sunbinquan também é conhecido por “Punho das Mangas Longas”, pois era comum se utilizar roupas com longas mangas que escondiam os punhos durante sua prática.  O Sunbinquan adota várias estratégias do livro “A Arte da Guerra do Sunbin” durante sua execução: “faça algo insignificante, para que o oponente não prepare um contra-ataque”, "surgir repentinamente e atacar de surpresa", por exemplo, são  teorias adotadas pelo estilo. A teoria de luta foi baseada nas teorias de "Vazio", "Falso", "Real" para atrair seu oponente. Durante o combate é preciso ser rápido, habilidoso, flexível, curto e fluído.

Suas principais formas de mãos são 24 tipos. Tem ataques velozes, fortes e rápidos. Formas de pernas são 12, passos falsos e verdadeiros para entrar no inimigo no instante menos esperado.

Os ataques do Sunbinquan são sempre ativos. Socos são seguidos de chutes e todos os golpes são interligados. Os ataques são normalmente frontais. Seu lema é: "você ataca, eu ataco, você defende, eu continuo atacando".

 

Mestre LiuPengKe corrigindo movimento de sunbinquan do Prof Marcos em Qingdao - China - Junho 2015Mestre LiuPengKe corrigindo movimento de sunbinquan do Prof Marcos em Qingdao - China - Junho 2015