Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

 

WEI QI (围棋) ou GO

 

 

Wei Qi (围棋) ou Go, é um jogo de tabuleiro originário da China. Surgiu mais cedo do que o xadrez chinês, e aproximadamente há 2.500 anos atrás. Wei Qi é a primeira forma de xadrez do mundo. Nos tempos antigos, era um jogo favorito de governantes, literatos, estudiosos e até mesmo jovens senhoras.

Seu tabuleiro é marcado com 19 linhas paralelas horizontais e 19 paralelas na vertical, as quais formam 361 pontos de intersecção. As pedras devem ser colocadas nas intersecções, de forma a gradualmente  ganhar mais território ao cercar e eliminar as pedras do adversário. Cada um dos dois lados, um com pedras pretas e outro com pedras brancas, possui 180 delas. É um jogo tenso e a situação no tabuleiro muda há todo momento. Os jogadores têm que recorrer a todos os tipos de táticas a fim de derrotar o adversário. Como as táticas usadas no Wei Qi são tão variáveis ​​e profundas, os chineses antigos diziam, de forma exagerada, que os inventores de Wei Qi deviam ter sido divindades.

Jogar Wei Qi exercita o cérebro e aumenta o senso de lógica. Ao mesmo tempo, sua prática também pode cultivar o temperamento através do desenvolvimento de força de vontade e calma.

Wei Qi foi introduzido no Japão durante as dinastias Sui (581-618 dC) e Tang (618-907 dC) e para a Europa no século XIX. Jogadores da China, Japão e Coreia do Sul se destacam em maior habilidade no mundo, e praticantes como Nie Weiping e Ma Xiaochun desfrutam de renome internacional.

 

Tabuleiro de Wei Qi com pedras dispostas durante jogoTabuleiro de Wei Qi com pedras dispostas durante jogo

 

Na Associação Sunbin nós praticamos Wei Qi e incentivamos nossos alunos a praticarem dando aulas e palestras sobre o tema.

 

Quer aprender/praticar? Entre em contato conosco! contato@sunbin.com.br