Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

A reportagem a seguir foi originalmente publicada no website dos arquivos municipais da Prefeitura de Qingdao, na provincia de Shangdong - Republica Popular da China. Ela fala sobre o Sunbinquan - 孙膑拳. Trazemos aqui essa reportagem traduzida na íntegra pelo Professor Rogério Fernandes de Macedo da Associação Sunbin, bem como, o texto original no idioma chinês logo abaixo do link da fonte de onde o mesmo foi consultado.


Em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos, entre em contato!!! 
contato@sunbin.com.br

 

 

孙膑拳 - Sunbinquan



Classificado como terceiro mais famoso registro do patrimônio cultural nacional;

Segundo mais famoso registro do patrimônio cultural de Qingdao;

Segundo mais famoso registro do patrimônio cultural das regiões do norte.

 

O Sunbinquan é um aproveitamento das compilações criadas pelo famoso Sunbin pelos seus descendentes, foi propagado principalmente em Shandong como um tipo antigo de boxe. Da época em que o Sunbinquan foi criado até hoje muita coisa foi dita, porém é comum considerar o senhor Yang Ming Zhai como propagador do mesmo até nossos dias, sem oposições.

Conforme registros: “O senhor Yang foi especialista nas dimensões estruturais das artes marciais e este boxe foi muito pouco difundido, chegando também a ser pouco visto no Norte. Quando suas técnicas são reveladas é preciso trajes especiais de mangas longas e também ser especialista nos 360 movimentos do Sunbin. As gerações antigas também denominavam o Sunbinquan como “Boxe de mangas longas”.

As sequências de movimentos (Taolu) tradicionais do Sunbinquan contém: método básico, exercícios com uma só mão, grande combate, médio combate, pequeno combate, golpes seguros, 60 movimentos, treino combinado e bengala do Sunbin. Os 360 movimentos são compostos por 5  sequências de movimentos (Taolu), sendo: 32 movimentos chamados médio combate, 64 movimentos (pequeno combate), 96 movimentos (grande combate), 108 movimentos (golpes seguros) e 60 movimentos. Mais tarde, Meng Xian Tang absorveu outras formas de armas aperfeiçoando as técnicas tornando o Sunbinquan cada vez melhor.

sunbinquanOs movimentos do Sunbinquan usam as teorias da Arte da Guerra de Sunbin “ser imprevisível, atacar quando o inimigo não estiver preparado, adotar o método unificado de combate, o estilo original, a habilidade de combater a qualidade da força, a importância da praticidade. O Sunbinquan tem um conjunto de sistemas teóricos próprios, andar de cocoras é uma das característica mais específicas dele, sobretudo dando ênfase na perícia de sentar-se silencioso, conforme obtém a habilidade de usar pouca força para ter um grande resultado.

O conteúdo rico do Sunbinquan constitui-se em: um estilo original e preventivo para a saúde, o que o torna conveniente para velhos e jovens. Nos longos períodos de treinamento, o Sunbinquan absorveu as particularidades técnicas e combativas de todas as escolas de artes marciais, alcançando maior praticidade, possuindo movimentos em que os punhos e mãos saem na mesma direção expressando fluidez, a habilidade de se proteger é evidente, seja rápido e destemido, não só deve-se ser capaz de golpear o inimigo como também proteger o corpo, é preciso ser capaz de cuidar da saúde e da vida, por hora, aprende-se o fácil e pratica-se o fácil da fascinante classe de combate e especialidade das elites das artes marciais.

Os instrumentos do Sunbinquan são a força e a saúde, deve-se usá-lo para cuidar da vida e para a autodefesa, para engrandecer e elevar a cultura da arte marcial tradicional da nação chinesa, desempenhando um papel positivo, o que significa expressar a continuidade de um pouco da cultura da sabedoria representada pela Arte da Guerra de Sunzi.

 

Extraído do site: http://daj.qingdao.gov.cn/shibei/guancangxinshang/preview.jsp?ID=12475370844068003001&areaid=12259661607651692001 

Traduzido por: Prof. Rogério Fernandes de Macedo
                             rogerio@sunbin.com.br





孙膑拳

 

国家级第三批非物质文化遗产名录

青岛市第二批非物质文化遗产名录

市北区第二批非物质文化遗产名录

 

 

 

孙膑拳是后人假托孙膑之名所编创,是流传于山东的主要古老拳种。孙膑拳创始于何时,至今各说不一,但共同认为由杨明斋先生流传至今无异议。 

 

据记载:杨君精于大小架子拳术,此拳流传极少,即北方亦不多见。显技时,须衣特殊之长袖衣,又精于孙膑三百六十手。故后人又称孙膑拳为长袖拳 

 

孙膑拳传统套路有基本功法、单手练、大架、中架、小架、捶谱、六十手、对练和孙膑拐。360手组成五套拳路:32手称中架、64手(小架)、96手(大架)、108手(捶谱)和60手。后来,孟宪堂吸收其他拳械及功法,使孙膑拳更加完善。 

 

孙膑拳运用孙膑兵法出其不意、攻其无备,采取打架统一方法,风格独特,击技性强,重实用。孙膑拳有着一套自己的理论系统,蹲走跛行是其最突出的特点,尤其强调静坐行功,以达到事半功倍的效果。 

 

孙膑拳的内容丰富、风格独特,防身健体、老少皆宜。在长期演练中,孙膑拳吸取了武林各门派的击技特点,使其更臻于实用,具有行拳出手顺达流畅,手足并进力达四梢,功防显着,迅捷勇猛,不仅能击敌防身,更能健身养生,且易学易练,引人入胜等散手、武术精华之特点。 

 

孙膑拳具有强身健体、养生自卫的作用,对于弘扬中华民族传统武术文化发挥着积极的作用,是传承孙子兵法代表的智略文化。