Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

 

O Chá Chinês – 中国茶(Zhōngguó chá)

 

 

 

O povo chinês gosta de beber chá e, muitas vezes, entreter os amigos e convidados com ele. A folha de chá é uma necessidade na vida do povo chinês.

Chá longjingChá longjingPlantas de chá (Camellia Sinensis) tem sua origem na China e, embora os primeiros chineses usassem o chá para fins medicinais antes de desenvolver o chá como uma bebida há cerca de 2000 anos atrás, mais tarde, eles gradualmente aprenderam a cultivar plantas de chá e usar as folhas para fazer vários tipos de chá.

Quanto ao método de fazer chá, a variedade chinesa pode ser classificada em chá verde, chá preto, chá oolong, chá perfumado, chá tuo (uma massa de folhas de chá comprimidas em uma bacia/tigela) e chá em forma de barras, onde cada uma dessas classificações é composta de muitas variedades de chá.Tuo CháTuo Chá

O chá verde não é fermentado. Dentre os famosos chás verde estão o “Longjing”, chá da região do Lago Oeste, em Hangzhou, o chá “Biluochun” de Jiangsu, o “Maofeng” das Montanhas Huangshang na província de Anhui, o chá “Liu’na Guapian” da cidade de Liu’na na província de Anhui, dentre muitos outros.

O chá preto é fermentado e é vermelho brilhante. Famosos chás pretos são o “keemun” da província de Anhui e o chá preto “Dian” (chá preto Yunnan) da província de Yunnan.ontanhas Huangshang na província de Anhui, o chá “Liu’na Guapian” da cidade de Liu’na na província de Anhui, dentre muitos outros.

O chá Oolong é meio fermentado, suas folhas são soltas e grossas e o chá é amarelo dourado. O melhor chá oolong é o Bohea, produzido nas Montanhas Wuyi de Fujian.

Chás perfumados são peculiares na China e são feitos com folhas de chá sendo misturadas ou defumadas à fumaça de flores perfumadas. O mais famoso é o chá de jasmim, produzido na província de Fujian.

O Tuo chá (uma massa de folhas de chá comprimidas), produzido em Yunnan e Sichuan é feito com as folhas de chá sendo comprimidas como um bolo redondo no vapor.

Chá prensado em barraChá prensado em barraJá os chás prensados em forma de barras são favoritos dos grupos étnicos da Mongólia e do Tibete. Como a maioria dos chás é plantada no sul da China, esses eram prensados para o transporte do sul para o norte (região da Mongólia e Tibete) daí a origem deste.

Beber chá pode matar a sede, dissipar a fadiga, ajudar a digestão e prevenir algumas doenças. Beber chá por um longo período é bastante benéfico para a saúde das pessoas.

 

 

 

No próximo artigo, falaremos sobre a cerimônia do chá chinês....não perca!

 

Por Prof. Marcos Rogério de Souza em 03/01/2016