Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

Festival do Meio de Outono - 中秋节 (Zhōngqiū jié)

 

O Festival do Meio de Outono, também conhecido como Noite da Lua, Festa de Outono, Festa da Metade de Outono, Festa de Agosto, Reunião de Agosto, Festa de Acompanhar a Lua, Festa de Brincar com a Lua, Festa de Congratulação da Lua, Festa da Filha ou Festa de Reunião da Família, é uma festa popular e tradicional da cultura das diversas etnias e do âmbito cultural de escrita chinesa, ocorre no dia 15 de Agosto do calendário lunar, justamente, na metade do outono, motivo de seu nome, também existem alguns lugares que fixaram a data do Festival da Lua em 16 de Agosto.

O Festival da Lua começou nos primeiros anos da dinastia Tang, tornando-se popular na dinastia Song, até o período Ming e Qing, finalmente se transformando em um dos dias tradicionais de festividade da China, igual ao Ano Novo Chinês (Festa da Primavera). Recebendo influência da cultura chinesa, o Festival da Lua também é uma festa tradicional dos descendentes no estrangeiro, especialmente, em alguns países do leste e sul asiático. Desde 2008, o Festival da Lua foi tido como feriado nacional. No dia 20 de Maio de 2006, a Instituição de Assuntos Nacionais o incluiu na lista de patrimônio cultural intangível da China.

No Festival da Lua existe desde antigamente os costumes de “oferendas para a Lua” (jiyue), “contemplar a Lua” (shangyue), “prestar homenagem à Lua” (baiyue), “comer o bolo da Lua” (chiyuebing), “contemplar o osmanthus” (shangguihua), “beber vinho de osmanthus” (guihuajiu), propagado até hoje, sendo durável. A reunião das pessoas prenuncia o círculo da Lua, para o Festival da Lua, prestando saudades da terra natal, saudades dos entes queridos, fazendo pedidos de boa colheita e felicidades, tornando a riqueza mais próspera e o patrimônio cultural mais valioso. O Festival da Lua, a Festa do Barco Dragão, o Ano Novo Chinês (Festa da Primavera) e o Dia de Finados são conhecidos como as quatro maiores festas tradicionais da China.

 

中秋节快乐!!!

Feliz Festival de Meio do Outono!!

 

Se você gostou, compartilhe!!!