Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

Nós da Associação Sunbin de Wushu e Cultura Chinesa desejamos à todos amigos, alunos, parceiros e fornecedores um Feliz Ano Novo e que 2016 seja um ano de Saúde, Paz e Sucesso para todos!! 大家新年快乐!!!

Para comemorar a chegada deste novo ano, vamos falar um pouco sobre o ano novo chinês e seus costumes!

 

 

O Festival da Primavera ou Ano Novo Chinês - 春节 (Chūnjié)

 

 

 

Tradicional recorte com os caracteres 春节 - (Chūnjié): Festival da PrivameraTradicional recorte com os caracteres 春节 - (Chūnjié): Festival da PrivameraDiferente do ocidente, o ano novo chinês é comemorado no primeiro dia do primeiro mês lunar. O próximo ano novo chinês será comemorado em 08/02/2016. Como ele ocorre no final do inverno e inicio da primavera, os chineses o chamam de Festival da Primavera - 春节 (Chūnjié).

Entre os festivais tradicionais chineses, este é o mais importante e também o mais movimentado. A maioria dos chineses tem 7 dias de folga para aproveitar o feriado. Para ter-se uma ideia, é durante o Ano Novo Chinês que ocorre a maior movimentação humana em um curto espaço de tempo no mundo. Segundo estimativas, os chineses realizam mais de 4 bilhões de deslocamentos no período do ano novo. É costume, como veremos a seguir, que os chineses passem o ano novo junto à família, então, a maioria dos trabalhadores que migraram para o leste do país, onde se localizam as grandes cidades, retornam à suas cidades natais, causando esse grande fluxo de viagens!

Família colando os tradicionais Disticos de Ano novoFamília colando os tradicionais Disticos de Ano novoOs chineses têm muitos costumes tradicionais relacionados ao Festival da Primavera. Desde o dia 23 do ultimo mês lunar, as pessoas começam a se preparar para o evento . Cada família vai realizar uma limpeza completa em sua casa, fazer suas compras para o Festival da Primavera, fazer/comprar recortes de papel para a decoração de janelas, escrever/comprar os “dísticos" do Festival da Primavera, fazer bolos de Ano Novo e também preparar todos os tipos de comida para se despedir o velho e inaugurar o novo.

A véspera de Ano Novo é o momento para uma reunião de todos os membros da família, quando todos, felizes, se sentam ao redor da mesa para ter um jantar suntuoso, conversando e rindo até o amanhecer, o que chamam de “ficar acordado para ver o ano ir embora”. Quando o relógio chega à meia-noite, as pessoas comem Jiaozi -饺子 (jiǎozi) - que aqui no Brasil é conhecido pelo nome japonês – Guioza. Jiaozi são comidos, porque seu nome soa o mesmo que “a mudança do ano e do dia” em chinês.

Desde o primeiro dia do ano lunar, as pessoas ligam para parentes e amigos desejando feliz ano novo, o que é um costume importante para o Festival da Primavera.Diversos artigos para a comemoração do Festival da Primavera à venda em feiraDiversos artigos para a comemoração do Festival da Primavera à venda em feira

Estourar fotos de artifício é uma das atividades favoritas das crianças no Festival da Primavera. Segundo a lenda, isso poderia afugentar os maus espíritos. O som contínuo dos fogos de artifício pode ser ouvido em toda parte, contribuindo para a atmosfera de alegria e festividade.

Há muitas feiras em vários lugares. As maravilhosas danças do dragão e do leão, junto com diversos artigos de artesanato e petiscos locais atraem milhares de pessoas.

Com o passar do tempo, algumas mudanças ocorreram nos costumes do Festival da Primavera. Por exemplo, para evitar a poluição ambiental, muitas cidades já proibiram os fogos de artifício. Mas, isso não tem um impacto significativo sobre a atmosfera feliz do festival. Na véspera de Ano Novo, os membros da família se reúnem para jantar enquanto assistem a programas de TV. Por vários anos nos reuníamos na casa de nosso Shifu para realizar a “ceia” de ano novo no horário chinês e assistíamos juntos, ao vivo, a programação de ano novo da CCTV. Apresentações de kung fu, cantores, acrobacias e comediantes não faltavam para animar a passagem do ano.

Para os chineses, em casa e no exterior, o Festival da Primavera é sempre o mais importante festival.

 

 

Ano Novo Chinês – Ano do Macaco - 猴年(Hóu nián)

 

 

 

Recorte com imagem em alusão ao Ano do MacacoRecorte com imagem em alusão ao Ano do MacacoEm 08/02/2016, terá inicio o Ano Novo Chinês. Este ano será o Ano do Macaco - 猴年 (Hóu nián. 2016 é o ano no. 4713 no calendário chinês.

O Macaco é o nono animal entre os 12 signos do zodíaco chinês. Ele vem após o Carneiro e antes do Galo. De acordo com o horóscopo chinês, o macaco contém metal e água. O metal é ligado ao ouro. A água está ligada à sabedoria e ao perigo. Portanto, vamos lidar com mais eventos financeiros no ano do macaco. O macaco é um animal inteligente, impertinente, astuto e vigilante. Se você quiser ter um bom retorno para seus investimentos, então você precisa ser mais esperto que o macaco. Metal também é ligado ao vento. Isso implica que eventos estarão mudando muito rapidamente. Pense duas vezes antes de fazer mudanças em seu financiamento, carreira, relações de negócio e públicos de relacionamento.

 

Saiba mais sobre a Associação Sunbin, clicando AQUI!

Gostaria de estudar wushu-kung fu e a cultura chinesa conosco? Clique AQUI e entre em contato!!!