Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

Deuses de Porta ou Guardiões de Porta – 门神(Ménshén

 

 

 

Deuses de Porta ou Guardiões de Porta – 门神(Ménshén)- são pôsteres de decoração chineses, normalmente com a imagem de dois generais, que são colocados frente à frente  nas portas de casas, templos, empresas, etc., como forma de impedir a entrada de maus espíritos.

Deuses de PortaEsse é um costume muito antigo. Antigamente, os chineses acreditavam que esculturas feitas com madeira de pessegueiro afastavam os maus espíritos, então, eles faziam essas esculturas e as colocavam em volta de casa como forma de proteção. Após a invenção do papel, essas imagens acabaram sendo substituídas por desenhos em papel.

Há uma lenda que diz que o Imperador Taizong – 唐太宗(Táng tàizōng), com medo do Fantasma do Rei Dragão que o assombrava à noite, teria colocado seus dois generais Qin Qiong - 秦琼 (Qín Qióng)- e Yuchi Gong - 尉迟恭(Yùchí Gōng)- do lado de fora da porta de seu quarto para protegê-lo do fantasma. Como o fantasma do Rei Dragão temia os dois  generais, ele não se atrevia a perturbar o Imperador Taizong e este conseguia dormir em paz. Após algumas noites, o imperador não queria mais criar problemas para os dois generais que continuavam montando guarda todas as noites à porta de seu quarto, então, ele ordenou que artistas pintassem retratos dos dois generais que ele colocou do lado de fora da porta. Logo, as pessoas comuns também começaram a fazer o mesmo, colando as fotos dos dois generais em suas portas.Deus de porta 2

Essa lenda é contada no livro “A Jornada Para o Oeste”, um dos quatro clássicos da literatura chinesa. Por isso, as imagens de Qin Qiong e Yuchi Gong são as mais comunmente usadas como Deuses de Porta. Mas elas não são as únicas. Outras imagens de heróis folclóricos e figuras mitológicas foram posteriormente adicionadas ao repertório, como as de Zhuge Liang - 诸葛亮 (Zhūgéliàng)- e Sima Yi - 司马懿 (Sīmǎyì)- (Zhuge Liang era o estrategista do reino de Shu, enquanto Sima Yi era seu rival, no reino de Han, no período dos Três Reinos) e as de Yue Fei  - 岳飞(Yuèfēi )- e Wen Taibao -溫太保 (Wēn tàibǎo )- (Yue Fei foi um famoso general e patriota na Dinastia Song, enquanto Wen Taibao é uma divindade Taoísta) e até mesmo de Sun Bin – 孙膑(Sūnbìn)-  e Pang Juan -庞涓 (Pángjuān )- (os dois foram generais no Período dos Reinos Combatentes), dentre outras imagens. Imagens de Wei Zheng -  魏徵 (Wèi Zhēng ) ou Zhong Kui  -鍾馗 (Zhōng Kuí ) - são usadas sozinhas, em portas simples.

Esse é um costume que saiu da China e existe por quase toda Ásia, principalmente, sendo usado também na Coréia, Japão e Vietnã.

 

Saiba mais sobre a Associação Sunbin, clicando AQUI!

Gostaria de estudar wushu-kung fu e a cultura chinesa conosco? Clique AQUI e entre em contato!!!