Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

A ORIGEM DO CARACTERE “武” (Wǔ) 

 

 

Caractere 武 - (Wǔ)pintado em quadro tradicional chinês.Caractere 武 - (Wǔ)pintado em quadro tradicional chinês.O caractere chinês “武” (Wǔ), que significa “Militar”, “Marcial”, “Bélico” e também é utilizado como um dos sobrenomes chineses, é usado para formar a palavra 武术(Wǔshù), que significa “Arte Marcial”. Ele é utilizado frequentemente nas escolas de artes marciais, em pinturas, faixas, etc..

 Mas, você conhece o significado e origem desse caractere? 

O caractere “武” (Wǔ) é composto de “止” ( Zhǐ ) que, dentre outros significados, também significa “parar” e “戈” (Gē) que significa “foice”. Então, o caractere “武” (Wǔ) tem o sentido de “parar a arma” ou “parar a violência”. 

Em seu livro A História da Linguística Chinesa, Wang Li cita a seguinte passagem:

 “...os autores também puderam explicar através das formas dos caracteres, para esclarecer um tipo de proposta política ou teórico filosóficas. Por exemplo, no Zuozhuan (左传), relatado no ano 12 do Duque de Xuan (宣), a expressão “A Batalha de Bi” (bizhizhan, 邲之战), surge na seguinte narrativa: “O reino de Chu (楚) venceu a batalha e Pan Dang (潘党) aconselhou o Soberano da aldeia de Chu (楚) a construir um acampamento militar, acumulando mortos e confiscando terras, para glorificar os próprios méritos militares. O rei da aldeia de Chu (楚) não consentiu. Na conversa com seus ministros ele faz menção especial sobre a forma do caractere “Militar” (wu, 武), composto por “parar” (zhi, 止) e “foice” (ge, 戈) (originalmente escrito ()), ou seja, somente cessando a matança é que se merece ser chamado “Militar” (wu, 武)...”.

  

Portanto, quando vemos um caractere “武” (Wǔ) em uma escola de wushu, por exemplo, devemos ter em mente o seu verdadeiro e profundo significado...

 

Dúvidas? Maiores informações?

Entre em contato!! contato@sunbin.com.br

 

 

Saiba mais sobre a Associação Sunbin, clicando AQUI!

Gostaria de estudar wushu-kung fu e a cultura chinesa conosco? Clique AQUI e entre em contato!!!