Wushu – 武术 -  (também conhecido como kung-fu ou artes marciais) é uma das demonstrações típicas da cultura tradicional chinesa. É um esporte que utiliza força e cérebro.

 

A teoria do Wushu é baseada na filosofia chinesa clássica, enquanto as habilidades do Wushu consistem em várias formas de luta; lutas de socos, lutas com armas e outras rotinas de luta (incluindo movimentos de ataque e defesa como chute, golpe, arremesso, segurando, cortando e empurrando) e combates desarmados.

 

Wushu não é apenas um exercício esportivo, mas também uma forma artística. É usado para curar doenças e para autodefesa e é uma forma abrangente de cultura do corpo humano.

 

Wushu possui uma longa história e grande popularidade na China. Graças à sua singularidade e carisma originado da cultura oriental tradicional, o Wushu está cativando a atenção de mais e mais pessoas no mundo todo.

Como um dos esportes mais antigos e duradouros, o Wushu desenvolveu suas próprias características ao longo do tempo. As principais características estão listadas abaixo:

 

1 - Por causa de sua longa história incorporando diferenças de cultura, ideologia, região e usos, o Wushu se desenvolveu em uma grande variedade de escolas e estilos. Enquanto algumas escolas enfatizam a técnica das pernas e o trabalho com os pés, algumas se interessam pela variação dos movimentos, enquanto outras preferem a simplicidade. Alguns se concentram em manter os oponentes no comprimento dos braços e pernas, enquanto outros gostam de lutar em contato próximo. A variedade de escolas e estilos exibe as características coloridas do Wushu e satisfaz as várias necessidades das pessoas.

 

2- O Wushu inclui o uso de muitas armas. Antigos chineses chamavam o arsenal do Wushu de “Dezoito Armas”, mas há muitas mais em uso. Quase todas as lutas são acompanhadas pelo uso de armas de um tipo ou outro. A combinação de lutas e uso de armas permite uma aplicação mais completa e eficiente das habilidades de Wushu, ao mesmo tempo em que aprimora a visão de combate e controle e enriquece o programa de exercícios de Wushu.

 

3- A combinação de ataque e defesa é a essência do Wushu. Implicações de ataque e defesa permeiam toda a gama de exercícios de Wushu. Eles são totalmente demonstrados na prática e no combate real. Mesmo uma prática solo implica uma atmosfera de ataque e defesa contra um oponente imaginário no tempo e no espaço. Os mestres de Wushu sistematicamente resumiram as contradições do ataque e da defesa e estabeleceram um conjunto de teorias e técnicas de combate.

4- O movimento do corpo humano é apenas a exibição externa do Wushu. O Wushu não é de forma alguma limitado ao movimento externo, mas também enfatiza a plena exibição do temperamento interno, atitude mental e potencial do ser humano. A prática do Wushu não apenas fortalece os ossos e músculos, mas também os órgãos internos e a inteligência. A coordenação e a cooperação são necessárias para cada movimento da mão, olho, corpo, pé e execução do movimento. Wushu enfatiza que a mente direciona a circulação do ar, gerando a força externa, demonstrando assim a combinação de forças externas e internas. Cultivar fluxos de ar dentro do corpo para melhorar as estruturas básicas dentro do corpo é um propósito importante dos exercícios de Wushu.

 

5 - Aplicações engenhosas de golpes substanciais e não substanciais são incorporados aos movimentos e forças do Wushu. O movimento e a quietude se alternam, enquanto a dureza e a suavidade se complementam, realçando muito a expressão artística e a praticidade do Wushu, e demonstrando sua natureza inclusiva e equilibrada. Uma vez em ação, os movimentos podem ser tão rápidos e fortes como uma rajada de vento, enquanto parado, o corpo parece tão estável quanto uma montanha. Golpes fortes são como relâmpagos e trovões, enquanto socos suaves são como brisas acariciando delicadamente os ramos de salgueiro. Os sentimentos e habilidades humanas são claramente demonstrados por meio dos movimentos rítmicos de abertura e fechamento e das emoções estimuladas ao fazer os exercícios.

 

Wushu possui funções versáteis, das quais as mais destacadas são:

1- Cultivo Moral - Como uma prática humana que enfatiza o cultivo de caráter moral e demonstração de espírito e temperamento, o Wushu conduz ao desenvolvimento de boas maneiras e conduta. Também ajuda a ajustar a psicologia de uma pessoa. Os caracteres morais e a etiqueta são tidos em consideração por todas as escolas de mestres de Wushu.

 

2- Ataque e Defesa - Os praticantes de Wushu podem dominar diversas técnicas de ataque e defesa de combate armado e desarmado para defesa pessoal através de um grande número de exercícios de treinamento. Muitas das técnicas de Wushu também podem ser utilizadas em programas de treinamento militar e policial.

 

3- Efeito curativo - Taiji Quan, uma das escolas tradicionais do Wushu, e os vários exercícios e posturas enfatizam o ajuste da respiração, do pensamento e da psicologia. Foi comprovado que esses exercícios têm bons efeitos curativos e reabilitadores em pessoas que sofrem de doenças crônicas de vários tipos. Como esses exercícios ajudam a fortalecer a coordenação do corpo humano e sua imunidade, eles são ideais para prevenir e curar doenças.

4- Melhoria da saúde - A prática dos exercícios básicos e rotinas de Wushu são métodos eficazes para melhorar a flexibilidade das articulações e a elasticidade das costas e pernas. A geração de energia, os pulos e saltos e as mudanças de uma postura para outra, ajudam a aumentar a força humana e a velocidade de movimento. O Wushu, portanto, pode ser considerado o exercício básico para outras atividades esportivas.

 

5- Efeito Artístico -O movimento gracioso do corpo, principalmente o charme oriental típico revelado durante os exercícios e prática do Wushu, tem um efeito artístico impressionante e proporciona deleite visual. As pessoas podem se beneficiar tanto mental quanto fisicamente com a exibição das habilidades de ataque e defesa do Wushu e do esforço das forças por meio da exibição。 

 

6- Inteligência - Ao mesmo tempo que enfatiza o desenvovimento das proezas físicas, o Wushu também enfatiza o exercício do pensamento. Ao ajustar várias funções humanas, o Wushu também ajuda a melhorar o sistema nervoso e, portanto, é bom para o desenvolvimento intelectual.